quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Chris Brown's Graffiti

O cantor Chris Brown (meu favorito no mundo HipHop/RnB), resolveu lançar seu novo trabalho uma semana mais cedo - para a minha felicdade. O terceiro album de CB, entitulado "Graffiti", que só iria ter lançamento no dia 15 deste mês, foi divulgado esta terça-feira, e já conta também como uma edição espcial - "Graffiti, Deluxe Edition" que inlcui 21 músicas (7 a mais que o CD normal).

Eu, que adoro as músicas dele - deixo claro que o elogio é no sentido artístico, e novamente repito aqui no blog que o que ocorreu entre ele e a Rihanna no começo deste ano foi lamentável e acho a conduta do músico um absurdo, mas não estou aqui para falar disso. Enfim, estava super curiosa para escutar as músicas do novo album, até porque em recentes entrevistas o cantor prometeu que este seria o seu trabalho mais diferenciado, e resolvi ontem mesmo baixar as 21 músicas (do "Deluxe Edition").

Não foi nenhuma surpresa para mim: amei o album!Sem dúvida vale muito conferir as músicas!

Semana passada comentei sobre o novo album da Rihanna "Rated-R", que também achei espetacular, mas na minha opinião, CB conseguiu superar a princesinha Riri nessa nova jornada a procura de estilos diferentes. Eu amei a maioria das músicas, adorei muitas, e odiei somente uma - a faixa número 1, que inclusive foi a primeira a ser lançada (29/09), "I Can Transform Ya" com a participação de Lil Wayne - bem chatinha essa.

O site That Grape Juice fez uma resenha reveladora avaliando o terceiro álbum do Chris Brown, confira abaixo:

"Depois de um ano tumultuado, por causa do "incidente" que repercutiu pelo mundo todo, a estrela do R&B Chris Brown está de volta procurando seu lugar de volta ao topo com seu novo CD "Graffiti". Com os olhos do mundo brilhando e fixados na performance do projeto, seria difícil negar que essa é a gravação mais importante que o cantor de 20 anos vai lançar na sua vida inteira. Portanto, não é surpresa que o álbum, o terceiro de Chris, conta com participações tanto de alguns produtores quanto de artistas mais renomeados. A pergunta que está na lingua de muitos é: "Graffiti" tem o suficiente para redimir Chris Brown da opinião pública? Eu voto "Sim!", embora com cautela.

Composto em grande parte de músicas agitadas e destinadas à baladas, a lista de 13 músicas começa com "I Can Transform Ya" (ft.Lil Wayne), produzida por Swizz Beatz...além de ser uma boa forma de indulgência, a música introduz à um Chris Brown diferente em comparação ao adolescente que apareceu em cena em 2005. No lugar dele, um cara mais velho, sem medo nas composições, e mais sexual surge.

Na verdade, na viciante "Sing Like Me" (produzida por Los Da Mystro), Chris entrega uma letra sugestiva com tanta sutileza, que ele até esquece do risco do que está cantando. A conotação sexual se torna explícita na parceria com Tank em "Take My Time". Inicada com uma bateria africana, e com participação de uma aura de R&B dos anos 90 (especialmente nos vocais), a faixa – simplificando - derrama sexo (inclusive com efeitos sonoros).

Pra não ficar marcado como um CD para cama, o album também oferece , em particular em "What I Do (ft.Plies), produzida pelos The Runners, e "Wait", a qual foi feita por Polow Da Don e conta com participação de Trey Songz e The Game...

Produzida por Brian Kennedy, "Pass Out (ft. Eva Simmons)", é uma música agitada, que deve reunir baladeiros em todas as pistas de dança do mundo. A faixa conta com o sample da música eletrônica "Call On Me" do Eric Prydz, que funciona surpreeendentemente bem.

Aqui está a explosão na composição: "Famous Girl". Inegavelmente, essa obra terá muitas linguas abanando. A música fala claramente de uma certa Rihanna (sim, você leu isso, e vai querer continuar lendo!) A faixa mostra que Chris reconhece sua culpa pelo relacionamento ter terminado, No entando, existem revelações chocantes contra seu ex-amor. A letra inlcui: “Drake diria que você foi a melhor que ele teve - alusão à música Best I Ever Had (Melhor que eu tive) do rapper Drake -…todo lugar que a gente vai, os rumores nos seguem…eu ainda te amo” // “devia saber que você partiria meu coração” // “…você foi a primeira a começar com os jogos… apesar de eu estar errado por enganar no começo” // “Eu errei por escrever Disturbia”. Profundamente perspicaz, a música mostra que há muito mais nessa história. Meu queixo ainda esta no chão.

Enquanto a épica balada ‘Crawl’ (produzida por The Messengers) serve como uma das peças destaque do álbum, realmente mostrando a maturidade vocal de Chris...

A abordagem adulta, um tema recorrente durante o álbum, não soa artificial ou pretencioso. Em vez disso, ao chegar no fim do CD, os ouvintes terão um conhecimento melhor de quem é Chris Brown. No álbum cheio de músicas agitadas (que parecem ter sido especificamente criadas com a coreografia na mente), e baladas, Chris mostra tudo liricamente, vocalmente, e artisticamente. Um ótimo CD de um artista, que independentemente das probabilidades, é destinado a grandes coisas."

O site That Grape Juice deu 4 estrelas pro CD Graffiti (a nota máxima é 5).


"Graffiti"
1. "I Can Transform Ya" (featuring Lil Wayne and Swizz Beatz)
2. "Sing Like Me"
3. "Crawl"
4. "So Cold"
5. "What I Do" (featuring Plies)
6. "Famous Girl"
7. "Take My Time" (featuring Tank)
8. "I.Y.A."
9. "Pass Out" (featuring Eva Simons)
10. "Wait" (featuring Trey Songz and Game)
11. "Lucky Me"
12. "Fallin Down"
13. "I'll Go"
14. "Girlfriend" (featuring Lupe Fiasco)

Deluxe Edition:
15. "Gotta Be Ur Man"
16. "Movie"
17. "For Ur Love"
18. "I Need This"
19. "I Love U" (featuring Ester Dean) * uma das minhas favoritas!!!
20. "Brown Skin Girl" (featuring Sean Paul and Rock City)
21. "Chase Our Love" (International Deluxe Edition Bonus Track)
22. "Graffiti"


* O vídeo abaixo é da música "I Love U", faixa da edição "Deluxe" do album. Eu amei a música, e achei um bom exemplo para mostrar um pouco como o estilo do cantor está mudado. Não deixe de conferir as outras! Tem muitas bem legais!

Um comentário:

  1. curti essa, mas achei o começo meio cigano mt esquisito! a I Can Transform Ya é péssima, mas a Crawl que tbm já toca nas rádios é tranquilinha.

    ResponderExcluir