quinta-feira, 11 de março de 2010

O Paraiso

O Paraíso é o Arquipélago de Los Roques que fica a 40 minutos da costa de Caracas, na Venezuela. O arquipélago no Caribe venezuelano é ainda pouco conhecido, mas imagino que em breve será tão famoso quanto Bora Bora. A diferença é que Los Roques é aqui pertinho e é um terço do preço!

Realmente, É um paraíso. Pela janela do avião vê-se aquele imenso mar azul marinho que, de repente, é cortado por uma fina e comprida barreira de arrecifes, onde do outro lado o mar é azul turquesa. Só vendo mesmo pra acreditar.

O que faz de Los Roques tão especial é a sua geografia semelhante à de um atol. A barreira de arrecifes forma um semicírculo protegido do alto mar onde a água é calma e cristalina. Ali surgiram dezenas de ilhas, 42 no total, de pouca vegetação e com praias de areias brancas e finíssimas. Muito diferente da areia grudenta das praias do Rio. A vida marinha é riquíssima, repleta de peixes coloridos, lagostas, esponjas, tartarugas, arraias e em algumas ilhas até tubarõezinhos. A cor do mar é de deixar qualquer um de queixo caído, não tem nem como explicar direito. O tom varia conforme a profundidade, formando um mar degradé que vai do azul turquesa ao esmeralda. Essa área de 221.120 hectares é protegida pelo Parque Nacional Marinho de Los Roques, criado em 1972 para proteger suas características naturais. Tipo Fernando de Noronha.

Aliás, já vi muita gente comparando Los Roques a Fernando de Noronha, Caraíva, praia no sul da Bahia ou Morro de São Paulo. Não sei dizer por que não conheço nenhuma delas.

O clima é ótimo porque lá tá sempre sol e o ventinho faz com que não seja muito calor. Você consegue ficar o dia inteiro na praia sem se sentir numa sauna. Dá pra ir a qualquer época do ano porque o clima é sempre o mesmo. Na alta temporada - junho, julho, dezembro, janeiro - tudo lota e a ilha fica cheia de turistas, Carnaval também é bem cheio. Mas vale à pena mesmo assim porque por mais que todas as pousadas estejam lotadas nunca terá mais de 800 turistas na ilha, e como as ilhas são muitas, as praias nunca ficam lotadas de gente.

Para chegar no paraíso a única opção é pegar um aviãozinho teco-teco no aeroporto nacional de Caracas. Na ida pegamos um aviãozinho simples de apenas 10 lugares e na volta um de 14. Dá um friozinho na barriga! Mas existe uma empresa, a LTA que tem um avião maior, pra 40 pessoas.

A única ilha com infra-estrutura de hospedagem é Gran Roque, a maior delas. O vilarejo é minúsculo, tem apenas uma meia dúzia de ruas de areia e aproxidamente 1,200 habitantes que construíram casinhas simples e coloridas. É tão pequeno que você atravessa a ilha de uma ponta à outra em 15 minutos!

São mais ou menos 70 pousadas, alguns restaurantes, 3 barzinhos, uma night, 4 lojinhas de souvenirs, um banco, uma farmácia, um cyber café e 3 empresas de mergulho. Los Roques é considerado um dos melhores points de mergulho do Caribe, seus arrecifes são dos mais preservados do planeta. O aeroporto é apenas uma pista pequena, a torre de controle que foi erguida sobre um caminhão e um balcão. Não tem sala de espera, os passageiros esperam ali na rua mesmo, a sombra da única árvore é super disputada! Os veículos, com exceção do caminhão de água e o de lixo, são proibidos. Toda a energia vem de geradores, 24 por dia, e a água é dessalinizada. Tem uma trilha que leva até o farol de onde dá pra ver a ilha inteira e curtir um pôr-do-sol incrível! É realmente lindo.

Ninguém vai à praia em Gran Roque, as melhores praias estão nas outras ilhas. As pousadas mandam cadeiras e guarda-sol e se você quiser um cooler com bebidas e almoço. As lanchas saem às 9h30 e voltam pra te buscar só lá pras 4-5 horas da tarde, você tem o dia inteiro pra ficar relaxando ou fazendo snorkel. Nessa época de carnaval as praias ficam mais cheias....com 10-20 pessoas, mas em baixa temporada é capaz de ter só você e um outro casal.

Amei. Fiquei 6 dias lá e no final não queria voltar, se não fosse pelo trabalho acho que esticava mais uns dias. Voltei super bronzeada e com muita vontade de voltar. É realmente um lugar maravilhoso, não sei quando mais na vida vou ver um mar tão bonito. Talvez um dia em Fiji ou no Taití, quem sabe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário