segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Arte Moderna no Versailles

Em 2008, Versailles inaugurou uma nova programação de arte contemporânea. Trata-se de convidar artistas contemporâneos de renome internacional para expor durante 3 meses no castelo e em seus jardins. Depois de Jeff Koons, é a estrela francesa Xavier Veilhan que revela o desafio neste outono de 2009.

Xavier Veilhan é um artista francês touche à tout, expressão utilizada para aquelas pessoas que possuem um talento eclético e que trabalham vários meios de expressão. Veilhan é fotógrafo, designer e escultor.

A exposição será realizada do dia 13 de setembro até 13 de dezembro, e, quem tiver a oportunidade de estar em Paris nestas datas, poderão ver as obras que este artista realizou especialmente para serem expostas no castelo de Versailles.

Entre várias peças, vocês verão esta corroça roxa instalada na cour d’honneur do castelo. Uma referência às carruagens que deveriam transitar por este mesmo lugar nos séculos passados.

Pensando nos célebres personagens da história francesa que percorreram os jardins do castelo, Veilhan acrescentou seu toque pessoal e espalhou pelos mesmos jardins seu panthéon dos grandes arquitetos contemporâneos. Na foto Jean Nouvel e Renzo Piano.





Um comentário:

  1. Eu to MUITO encantada com esse artista, Xavier. Nao tinha nenhum conhecimento dele mas AMEI trabalho dele. Me deu ate vontade de fazer um pequeno detour e dar uma passada pelos jardins de Versailles e ver essa exposicao ao vivo. EU me apaixonei pela carruagem roxa; esse estilo cubista deu um super movimento pra obra. COmecei a imaginar isso ao ventos pelos jardins de Versailles passando por essas esculturas completamente fora de contexto. Kra, deve ser muita viagem ver isso! Definitivamente um dos top posts na minha opiniao!!! Me empolguei muito!!! Quero muito ainda ver uma exposicao dele no minimo!!!!

    ResponderExcluir